terça-feira, 6 de março de 2018

Jeová propõe que ALPB realize uma visita técnica para verificar andamento das obras do Eixo Norte da Transposição

06/03/2018



Foi o deputado estadual Jeová Campos (PSB) que, em junho de 2016, ainda como presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB e durante uma visita técnica às obras da Transposição do Rio São Francisco, no Eixo Norte, que primeiro identificou o abandono da Construtora Mendes Júnior do canteiro de obras, em Pernambuco.


O parlamentar que já externou publicamente sua inquietação por causa da lentidão como as obras do referido trecho estão sendo feitas, protocolou no último dia 27, requerimento solicitando que a Assembleia realize uma visita técnica, no dia 20 deste mês, no município de Salgueiro (PE), para ver in loco como estão as obras.

Segundo o parlamentar, além de ter ficado paralisada por mais de um ano, as obras do Eixo Norte estão sendo feitas a passos muito lentos e isso é preocupante porque as previsões dos órgãos ambientais é que as águas que estão sendo armazenadas nos principais reservatórios, oriundas do inverno de 2018, não vão suprir a demanda humana e animal que as comunidades do sertão paraibano requer. “Enquanto as obras do Eixo Leste estão praticamente prontas, inclusive com as águas já chegando ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, o sertão paraibano e o Rio Grande do Norte não tiveram a mesma sorte por causa da não conclusão das obras do Eixo Norte”, afirma Jeová.

O requerimento do parlamentar, que também destaca a importância da execução das obras do canal de, aproximadamente, seis quilômetros que interligará as barragens de Caiçara/Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, entre outras ações ligadas a temática água, foi sub escrito pelo deputado Renato Gadelha, presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB. “Sem esse canal, as águas do Rio São Francisco não abastecerão os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte”, reitera Jeová.


Nenhum comentário: