sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Chefe da Casa pede respeito

29/09/2017

Quando foi feita a primeira denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer (PMDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi alvo de comentários nas rodas de poder dizendo que ele teria sido picado pela mosca azul, estaria articulando para ocupar a Presidência do Brasil e já teria até nomeado ministros.
 Apesar de demonstrar irritação com a pecha de traidor que se configurava com a publicação desses bastidores, Maia manifestou certo bom-humor pelo menos em um momento: enviou um tutorial a uma jornalista de São Paulo explicando como matar uma mosca. "Espere até que a mosca fique parada. É muito mais fácil acertá-la quando não está se movendo. Seja sutil! É provável que a mosca esteja lhe observando ao mesmo tempo que você a observa", dizia o vídeo.
A menção a esse episódio foi um dos raros momentos de descontração de Maia neste "À Mesa com o Valor", realizado na residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília. Apesar do endereço, na quarta-feira da semana passada ele ocupava um outro posto. Vestindo um terno cinza-claro bem cortado, camisa branca e gravata azul, ele era o presidente da República em exercício, enquanto Temer estava em Nova York.
Os rumores sobre a picada da mosquinha azul, garante Maia, tiveram origem nos gabinetes e cafezinhos do núcleo duro do governo federal, marcando uma relação de tensão entre os aliados DEM e PMDB, que perdura até agora. "Não fiz com eles o que eles fizeram com a Dilma. Talvez por isso essas mentiras criadas, para tentar criar um ambiente em que eu era o que não prestava e eles eram os que prestavam", afirma. "Como eles fizeram desse jeito com a Dilma, talvez imaginassem que o padrão fosse esse. O meu padrão não é o mesmo daqueles que, em torno do presidente, comandaram o impeachment da presidente Dilma", continua ele, em tom grave.
A questão da mosca azul teve repercussões também no núcleo duro da família. Sua mãe, a chilena Mariangeles Ibarra Maia, chegou a enviar uma mensagem do Rio pedindo para o filho não "complotar" ou, em português, conspirar. "Não sei o que aconteceu que ela gosta do presidente Michel Temer", conta o deputado, rindo. Ela estaria entre os 3,4% da população do país que aprovam o governo federal, "mas como é chilena, então, coitada, nem pode contabilizar a favor", observa Maia.
Ruy Baron/Valor
Rodrigo Maia durante almoço na residência oficial do presidente da Câmara: prato modesto e corridas diárias para perder peso
O momento agora é de uma nova denúncia contra Temer - sem muito espaço para narrativas de moscas azuis. Cabe aos deputados autorizarem ou não a continuidade do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), que pode levar ao afastamento do pemedebista do cargo. Apesar de a probabilidade ser menor desta vez, ela vai ocorrer em novo clima de mal-estar entre os presidentes da República e da Câmara. Maia diz que o PMDB de Temer faltou com a palavra, por filiar deputados almejados por sua legenda, e que o DEM pode retaliar em votações de interesse do governo.
Maia, entretanto, não foge do tom institucional que tem adotado desde a primeira denúncia e se diz neutro. "Nem contra nem a favor", afirma. "Denúncia não é campanha para assumir Presidência. Esse papel, que alguns gostariam que eu tivesse exercido, não tinha condição de exercer nem na primeira nem terei na segunda."
Enquanto conversa, ele faz sinal para passarmos da sala de estar para a ampla mesa de almoço da residência, onde mora com a mulher, Patrícia Vasconcellos Torres, e dois de seus quatro filhos, Maria Antônia, de 11 anos, e Rodrigo, de 1 ano e meio. A casa, de 768 m2 de área construída e estilo modernista, possui três quartos, uma suíte, piscina, churrasqueira e um jardim, que podem ser avistados pelas janelas de vidro. Na área externa, ele corre diariamente. "Quando os batimentos cardiácos sobem muito, eu paro."
São poucos os sinais da presença familiar por ali; o mais evidente é um minicarro infantil elétrico estacionado na antessala, o que contrasta com a decoração discreta e elegante, com móveis de design e quadros de artistas contemporâneos e modernistas. Foi ali, naquele ambiente sóbrio, que Temer jantou com Maia, a pedido do pemedebista e em tom pouco ameno, em 18 de julho. Em pauta estava a tentativa de atenuar o clima nebuloso que tem abalado a relação de confiança entre os dois.
O jantar ocorreu horas depois de vazar na imprensa a visita do presidente à casa da líder do PSB na Câmara, Tereza Cristina (MS), para tentar atrair para o PMDB os parlamentares que apoiam as reformas do governo rechaçadas pelo PSB, já que saiu da base. Entre eles estava o ministro Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia). A visita de Temer teria como missão evitar a migração desses deputados para o DEM, o que fortaleceria o grupo de Maia. Bezerra Coelho acabou indo para o PMDB, articulação que Maia qualifica de um deboche com um aliado.
Não fiz com eles o que fizeram com a Dilma. Talvez por isso essas mentiras criadas, para tentar criar um ambiente em que eu é que não prestava
"Desesperado, Michel pediu para jantar aqui comigo para esclarecer que era mentira [a tentativa de cooptação]. O presidente do PMDB [o senador Romero Jucá] ligou para o presidente do DEM [o senador Agripino Maia] para dizer que eles não tinham nenhum interesse nos parlamentares do PSB e o que estamos vendo é outra coisa. E o Romero, depois dessa denúncia, continuou fazendo a mesma coisa. A relação do PMDB com o DEM hoje é muito difícil", diz.
Em Brasília, Maia é conhecido por sua habilidade em fazer costuras políticas e é considerado o fiador da estabilidade do governo federal. Na primeira denúncia contra o presidente, agiu para que o PSDB e o DEM não deixassem a base. "Vou dizer claramente, sem nenhuma vaidade: se eu tivesse deixado o DEM sair com o PSDB, o Michel tinha caído."
A aliança já foi melhor e chegou a ser boa, diz Maia, ex-presidente do DEM, a sigla que ajudou a fundar em 2007. Ainda com voz baixa, tom que manteve durante todo o almoço, deixa clara a insatisfação com os gestos que esse ato do partido do governo demonstra. "Como o presidente do PMDB e o próprio presidente da República falam uma coisa e o partido faz outra? E os ministros Moreira Franco [Secretaria-Geral] e Eliseu Padilha [Casa Civil] vão à filiação do Fernando Coelho respaldar que aquilo ali é uma posição do governo?", questiona. "Eles são muito corajosos."
Maia toma a iniciativa de servir-se. A refeição, preparada pela cozinheira Andrea, é trivial: salada, arroz, feijão, carne moída, farofa, ovos e bananas fritos. Para beber, água e suco de melancia são oferecidos pelo garçom. O deputado federal se serve de tudo, mas em porções modestas. Depois de uma convivência - também tensa - com a balança, diz que já sabe o que deve ser feito para perder peso e não recorre mais ao auxílio de profissionais nem opta por medidas drásticas. "Drástico é o meu peso", afirma. "Não gosto e me nego a tomar remédio. Então é só reduzir alimentação, não tem alternativa. E fazer exercício, que eu faço todo dia."
No entorno da ampla mesa da casa, Moreira Franco eventualmente costuma se sentar em uma dupla condição: sogro postiço e homem forte do governo. Patrícia é filha do primeiro casamento de Clara Torres, a mulher do ministro. A situação nem sempre é tranquila. "Quem aparece aqui desesperado quando eu tenho um problema com o governo é ele, tentando acalmar a relação", diz Maia. "Acho muito ruim ele ter respaldado essa posição do PMDB. Na hora que ele vai no negócio do Fernando, mostra que essa interlocução é para resolver um lado, o dele, o do Michel. Não é para resolver os dois."
Mesmo sem apresentar o tique característico de esticar o pescoço, comum em situações nervosas, Maia parece um pote até aqui de mágoa. O DEM espera ampliar a bancada de 31 para 50 deputados na Câmara e o presidente da Casa diz que haverá resposta ao desrespeito a que seu partido foi submetido. Uma delas é comprometer-se apenas com votações de questões de sua agenda. Um ponto polêmico como o aumento da contribuição previdenciária, por exemplo, deve ser evitado. "Um deputado do DEM pode pensar: 'Por que eu vou me meter nesse desgaste se o governo quer prejudicar meu partido?'".
Com cinco mandatos consecutivos em Brasília, Maia, de 47 anos, se diz um homem de direita, com uma visão liberal da economia. Quando articulou a mudança do nome do PFL para DEM, pretendia tornar a imagem do partido mais jovem e afastar-se de sua ligação com a ditadura. Em sua análise, o DEM é uma sigla majoritariamente conservadora. "Não reacionária, mas conservadora." Nesse contexto, diz acreditar na necessidade da reforma da Previdência.
Sabe, porém, que é uma tarefa difícil depois de duas denúncias contra o presidente da República. A primeira teria gerado uma espécie de teto para as votações. E a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma precisa passar por dois turnos de votação no plenário, e só será aprovada se obtiver 308 votos, o equivalente a três quintos dos deputados, nas duas votações.
"Quando você tem 260 votos na primeira denúncia, os que votaram têm clareza de que eles são a base e o que o resto não merece estar. Mas como você consegue os 308 votos sem a diferença estar na base do governo?"
Ele admite que a Previdência é uma reforma de governo e que as condições são piores hoje do que antes da divulgação de que o empresário Joesley Batista, dono do Grupo JBS, havia gravado Temer no Palácio do Jaburu dando um suposto aval para a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Sua proposta é tentar fazer a votação no mês que vem para aprovar, pelo menos, o que considera essencial: idade mínima, regras de transição e a aposentadoria do serviço público.
Seu telefone celular não para de receber mensagens de WhatsApp. Ele as checa com relativa frequência e responde apenas a duas no meio da refeição. "Às vezes tenho de virar para baixo para não ficar olhando." No quadro da política brasileira pós-impeachment, as articulações são intensas e o DEM considera que é o momento de deixar de ser linha auxiliar do PSDB e busca um candidato ao Planalto dentro do espectro da centro-direita, preferencialmente alguém abaixo dos 60 anos. "Quem disputa esse espaço conosco é o PSDB, que vive seu conflito mais agudo, mas é um problema do PSDB", diz.
Um dia após esse almoço, a cúpula do DEM jantou na casa do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), no Jardim Europa, que, segundo fontes, fez declarações típicas de um presidenciável. Também pré-candidato à Presidência, o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin, já havia recebido a sigla em jantar em julho.
Crítico da ação do PMDB com os dissidentes do PSB, Maia é cuidadoso ao comentar as relações com os aliados e a possibilidade de assédio para levar quadros de outras legendas para a disputa de 2018. "Doria é nosso amigo, mas está no PSDB", diz. "O nosso combinado, dentro da direção do DEM, com o presidente Agripino, é que não iríamos tentar tirar parlamentar de partido da base. O movimento de alguns parlamentares do PSB é porque o partido foi para oposição e eles continuam na base."
O deputado federal diz que, em 2018, a polarização PT-PSDB vai acabar. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve radicalizar o discurso à esquerda, e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), à direita, mas há uma demanda da sociedade pelo diálogo. Na sua avaliação, a força dos radicalismos está mais nos valores. "O Bolsonaro não cresceu por causa da segurança pública. Cresceu quando entendeu, de forma competente, que a polarização dele com [os deputados federais] Maria do Rosário e Jean Wyllis gerava seguidores nas redes sociais e votos."
Não saíram porque eu posicionei o DEM dentro do governo [...] Se eu tivesse deixado o DEM sair com o PSDB, o Michel tinha caído
Maia está casado pela segunda vez. Do primeiro casamento, com Titi Lancellotti, teve as filhas Ana Luiza, de 22 anos, e Maria Beatriz, de 20 anos, que moram com os avós paternos, no Rio. Considera-se um homem conservador, mas é a favor, por exemplo, das decisões do Supremo Tribunal Federal sobre o aborto em casos específicos. "Não sou a favor daquela posição de alguns da Igreja Católica, que é 100% contra o aborto. Tem algumas coisas que eu não vou no extremo."
Também se diz 100% favorável à união homoafetiva, mas é contra a disputa feita pela palavra "casamento" nesses casos. "Casamento é uma liturgia da igreja. Acho que eles ficam tendo uma briga que não é a principal, que é a sociedade respeitar a decisão de duas pessoas do mesmo sexo de estarem juntas."
Católico, ele se prepara para o nascimento do quinto filho, um menino. Em seu ponto de vista, o ativismo da comunidade LGBTTQQIAAP com relação ao gênero de recém-nascidos tem algo de demasiado. "Em uma certidão de nascimento: 'sexo: não identificado'. A pessoa quer dizer que as questões socioculturais é que vão definir se o cara é homem ou mulher. Não dá. O cara nasce fêmea ou o cara nasce macho. Não tem alternativa", observa. "Tem outra alternativa se o corpo humano nascer com algum tipo de distorção, mas um é macho e outro é fêmea. Agora, durante a formação da pessoa, ela decidiu que é homossexual. Isso é um problema de cada um."
Nascido em Santiago, no Chile, quando seu pai estava exilado por causa da ditadura militar, Maia estudou economia e trabalhou nos bancos BMG e Icatu antes de entrar na política, por insistência da mãe. Apesar do protagonismo que adquiriu com a eleição como presidente da Câmara, liderando votações e reformas importantes, descarta ser candidato ao governo de seu Estado ou a presidente da República em 2018. No Rio, seu indicado é seu pai, Cesar Maia, o prefeito que governou a capital por mais tempo, 12 anos. Quando Rodrigo deu o voto de número 247 pela admissibilidade da abertura do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, dedicou-o ao pai, que teria sido "atropelado pelo PT" quando estava na prefeitura.
Seu projeto político está desenhado: pretende ser eleito deputado federal e concorrer à presidência da Câmara mais uma vez. "Para ser presidente da Câmara e para ser deputado precisa de voto, mas é uma hipótese forte. Acho que ajudo o Rio mais em Brasília."
Ruy Baron/Valor
Sobre a denúncia contra Temer, Maia não foge do tom institucional e se diz neutro: "Nem contra nem a favor", afirma
Maia teve o seu pior desempenho nas urnas em 2014, cerca de 50 mil votos. Chegou a Brasília em 1998, com apoio de 96 mil eleitores, e foi reconduzido quatro vezes desde então. O auge, 235 mil votos, foi da última vez que concorreu com o pai sentado na cadeira de prefeito, em 2006. A decadência eleitoral começou com a família fora do poder. Fez 86 mil votos em 2010 e pífios 95 mil votos para prefeito em 2012, só 2,9% dos eleitores, numa inusitada aliança com o ex-governador Anthony Garotinho (PR), que indicou a filha, Clarissa, para vice. "Com o ciclo do petismo e cabralzismo, eu caí muito", diz.
O presidente da Câmara demonstra certa desilusão com as eleições de 2014. Atribui o mau desempenho de seu partido à aliança "inventada" pelo senador Aécio Neves (PSDB) com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que teve Cesar Maia como candidato, derrotado, a senador, e deixou o DEM sem espaço no começo do governo. "Foi um desastre para a gente. Eleição para o Senado, se você não é do mesmo partido, é engolido", avalia. No plano federal, além da baixa votação, a reeleição de Dilma indicava mais quatro anos de oposição e pouco protagonismo político, o que fez o hoje presidente da Câmara até repensar seu futuro longe de Brasília.
Para Maia, a hipótese de um governador do Rio importado de outro Estado é pouco viável. Há conversas, por exemplo, para que o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (sem partido), concorra em 2018. "Acho que a solução do Rio vai passar pelos cariocas e pelos fluminenses", comenta. Leonel Brizola (1922-2004), que depois de ser governador do Rio Grande do Sul foi eleito no Rio, é um caso particular. O petebista teve como base o getulismo, que também era forte no Rio, justifica. Um nome de fora, afirma, vai ser como o gaúcho José Mariano Beltrame, ex-secretário de Segurança do Rio e ex-braço-direito de Sérgio Cabral, "que tinha que usar o Waze para poder conhecer o Rio".
Maia diz que ouvia, sim, boatos sobre a corrupção do ex-governador Cabral, quando ele ocupava o Palácio Guanabara, mas não tinha ideia da magnitude de seus atos - e hoje agradece por algo que, em 2014, era motivo de reclamação, ficar de fora da estrutura de campanha do PMDB apesar da coligação. Considera que, fora o aspecto moral, o ciclo mais danoso do cabralzismo foi o da expansão de gastos. "O mais grave foi ele ter recebido um volume enorme de recursos e ter jogado tudo em custeio e pessoal."
Entre uma garfada e outra, comenta que deve muito a outro expoente do PMDB fluminense envolvido até o pescoço em corrupção, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso em Curitiba. Até Cunha ser eleito para comandar a Casa, Maia estava "meio fora do jogo" da política, e foi o pemedebista que o reintroduziu na esfera de poder. "Não nego isso", afirma. "Construí minha relação com o Eduardo depois da eleição dele para presidente da Câmara. Nós o ajudamos. Durante a sua presidência, ele me ajudou muito, me deu muito espaço, relatorias importantes, prestígio."
Sem comandar um projeto importante nos 12 primeiros anos de governo petista, Maia foi presidente e relator da reforma política costurada por Cunha, e revista agora com o democrata na presidência da Câmara, e de projeto que pretendia mudar a correção das contas de FGTS.
A pessoa quer dizer que as questões socioculturais é que vão definir se o cara é homem ou mulher. Não dá. O cara nasce fêmea ou o cara nasce macho
O problema entre os dois começou quando Temer tornou-se presidente. Estava tudo acertado para Maia ser o líder do governo, mas Cunha operou para eliminá-lo do processo. "Aí eu me afastei dele." Não se falaram mais, diz, mas Maia recebeu recados de emissários durante o processo de sua cassação para adiar a data da votação. "Agora não dá. Combinamos uma coisa, vou cumprir, senão quem sai estraçalhado sou eu", respondeu. "Dali para frente, ele ficou com muita raiva. Inclusive fica, nas pré-delações, inventando de colocar meu nome nas delações dele."
Segundo pessoas próximas ao ex-deputado vazaram na imprensa, Rodrigo Maia pode aparecer como intermediário de interesses empresariais na máquina pública e destinatário de recursos de origem ilícita. O presidente da Câmara já fora implicado na delação da Odebrecht, quando fora identificado como "Botafogo", seu time do coração. "Eu não critico. É claro que não gosto para mim, mas não posso deixar de respeitar, uma decisão do Ministério Público precisa ser respeitada. O nosso papel é fazer a nossa defesa e arquivar os inquéritos. Não tem problema nenhum", afirma ele.
No fim do ano, deputados liderados pelo presidente da Casa articularam para aprovar versão desfigurada das dez medidas contra a corrupção. O projeto, proposto pelo Ministério Público Federal, chegou ao Congresso apoiado por mais de 2 milhões de assinaturas e teve campanha da força-tarefa da Lava-Jato. Na época, manifestantes foram às ruas contra o pacote anticorrupção da forma como foi encaminhado pela Câmara e em apoio à operação, em São Paulo, Rio e Brasília e em mais 200 cidades. "Pareceu que eu tinha 311 votos para derrubar aquilo sozinho", diz. Hoje, conta o presidente, de cada 30 abordagens que recebe nas ruas, apenas uma é para xingá-lo.
Maia fala com cautela sobre a Lava-Jato e reitera: "Não estou criticando o Ministério Público". No entanto, destaca que há um efeito na sociedade que o preocupa: a criação de um ambiente de criminalização coletiva. "É uma estratégia. Eles podem estar certos, porque pode se construir, num segundo momento, novas provas em muitos inquéritos e, aí sim, virar uma denúncia. Muitos casos estão aí há algum tempo e não viraram denúncia. Isso é ruim."
O presidente da Casa encerra a sua refeição. Forte em seu propósito de gerenciar o peso, evita a sobremesa, uma torta de chocolate. "Nos últimos dez dias estou indo bem [na dieta]". Se reconduzido à presidência da Câmara como pretende, deve encontrar um outro Congresso em seu padrão de renovação, cerca de 40 e 50%. Para além do impacto que a Lava-Jato tem no poder público, ele atribui parte do desgaste pelo qual passa a política ao avanço das tecnologias de comunicação. Haveria um descasamento entre a sociedade, digital, e a representação política, analógica. As pessoas não querem só votar e apenas ver a TV passivamente, avalia. "Elas querem participar de forma ativa. Esse é o desgaste que eu acho que temos. Como fazer essa interação."
O sol de uma Brasília afetada pelo tempo seco atravessa a sala. Apesar do ar-condicionado, a temperatura é alta e deve continuar em elevação com a segunda denúncia contra Temer, as reformas e a corrida eleitoral de 2018. Maia tem uma agenda apertada naquela tarde. Tem de voltar para o Palácio do Planalto, onde exerce a Presidência da República com uma "plenitude temporária". Antes de partir, avisa. "Estou bem com a base, com a oposição, estou bem com todo mundo. E não vai ter ministro meu porque eu não vou ser presidente."
Parece que mataram a mosca azul.
Valor Economico

Nenhum comentário: